BLOG 27/08

Derm Fit: diferença entre protetor e bloqueador solar

Quem gosta de tomar banho de sol para ficar Bronzeada, use filtro solar, pois como ele deixa os raios penetrarem na pele, você se protege e ao mesmo tempo pode pegar aquela “corzinha”.



Muitas pessoas acham que protetor e bloqueador solar são a mesma coisa, mas são produtos com ações bem diferentes, sem falar no mito que acima de 30 o fator de proteção não muda.
Para esclarecer essas dúvidas que a fisioterapeuta Danusa de Oliveira escreveu esta matéria.
Os dois são para proteção da pele contra a radiação solar. Mas agem de forma muito diferente.

O Bloqueador Solar (filtro físico) como o nome já diz bloqueia a ação dos raios solares refletindo os mesmos sobre a pele, assim, não entra nenhum tipo de radiação solar.
Protetor Solar (filtro químico) Ele deixa a radiação penetrar na pele, mas acaba com ela antes que penetre na célula e cause o dano.
E é seletivo: bloqueia a luz UVA e a UVB. A luz visível, que é a emitida pelo computador, pelas lâmpadas e focos cirúrgicos são reconhecidas como “amigas” e podem entrar e acabar penetrando na célula e futuramente causar danos. Portanto, têm proteção um pouco menor. Porém, são os mais usados, mais leves e cosmeticamente mais aceitos.

DICAS
Quem gosta de tomar banho de sol para ficar Bronzeada, use Filtro Solar, pois como ele deixa os raios penetrarem na pele, você se protege e ao mesmo tempo pode pegar aquela "corzinha".
Já quem vai a praia ou piscina e não gosta do tom bronzeado deve utilzar o Bloqueador Solar, pois ele reflete os raios não deixando-os entrar e mantém a pele sempre branquinha. 
Crianças, e pessoas que tem muita sensibilidade ao sol, ficam vermelhas facilmente, tem algum tipo de alergia aos componentes do Protetor devem utilizar os Bloqueadores.
 

No rosto sempre indico usar Bloqueador Solar independente da idade, pois quem usa o protetor futuramente apresentará manchas na pele.

A questão que não quer calar FPS acima de 30 ou 50 funciona? A partir de que fator não faz diferença?
Segundo o Food and Drug Administration (FDA) - órgão norte-americano que fiscaliza medicamentos e alimentos - um FPS 30, aplicado corretamente, oferece quase 96% de proteção. Como no Brasil existe a cultura de se usar pouco produto e não aplicar e reaplicar corretamente, nesse caso um FPS mais alto é mais seguro, "Usar uma quantidade menor com um FPS mais alto chega-se mais próximo à proteção solar ideal.
 Pessoas que têm manchas e tendência a câncer de pele precisam de proteção solar extra e devem usar sempre um FPS mais alto. Isso é válido para pessoas que também não reaplicam o produto com no máximo a cada duas horas ( que é o que mais acontece)."
O fator de proteção solar está indicado pela sigla FPS e, quanto maior o número, maior é a proteção solar e proteção contra câncer de pele também.• Pele negra - FPS a partir de 15
• Pele morena escura - FPS entre 15 e 30
• Pele morena clara - FPS entre 30 e 40
• Pele branca - FPS acima de 40
Se você tem pele seca ou mista escolha produtos em creme ou loçao
Para pele oleosa prefira produtos em gel ou oil-free, para evitar o aparecimento de espinhas e o "brilho" característico desse tipo de pele.

Não dispensa make?
Se você não sai de casa sem maquiagem, pode aliar os cuidados de beauté com a proteção contra os raios solares. Antes de se maquiar, aplique um bloqueador solar de sua preferência. Há opções no mercado de toque seco, que facilitam o processo.

IMPORTANTÍSSIMO
Reaplique com intervalos de uma hora e meia a duas horas, que é quando o produto começa a perder a eficiência na pele, sem esquecer de higienizar a pele antes de reaplicar. O produto deve ser aplicado com a pele seca e sempre 30 minutos antes de se expor ao sol. Na face utilizar bloqueadores com FPS acima de 40.

Derm Fit
Fisioterapia Dermato Funcional 
Danusa de Oliveira
Av. Cuiaba 1415 centro
Fone: 3497-3974

 

 


 

 

 


 

 

 

 

 


Comentários

Publicidades:

VÍDEO
PREFEITURA DE PRIMAVERA DO LESTE

 

Instagram Micheli Michelon

Todos os direitos reservados Vitrinetop.com - Micheli Michelon (66) 99996-3101