BLOG 15/03

Secretário de Cultura de Primavera do Leste é nomeado coordenador da CIB em MT

Wanderson Lana será responsável por contribuir na gestão da Lei Paulo Gustavo e na descentralização dos recursos culturais no estado.



Coordenadoria de Comunicação - 15/03/2023

A cidade de Primavera do Leste, localizada a 230km de Cuiabá, ganhou destaque no cenário cultural de Mato Grosso com a nomeação do atual secretário de Cultura, Wanderson Lana, como o novo coordenador da CIB - Comitê Intergestor Bipartite do estado. A definição do nome de Lana ocorreu no Encontro de Gestores Municipais de Cultura e na Reunião extraordinária da CIB, nos dias 06 e 07 de março, evento organizado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel – MT). A nova função tem duração de dois anos.

A CIB funciona como uma instância de assessoramento técnico para o Conselho Estadual de Cultura e para a articulação entre os gestores públicos nos níveis estadual e municipal. Como um braço do Sistema Estadual de Cultura, o diálogo que ela promove nos municípios é fundamental para o avanço das políticas públicas no estado.

No encontro, mais de 95 gestores de todo o estado discutiram a realização da Conferência Estadual de Cultura, as perspectivas das Lei Paulo Gustavo para Mato Grosso e demais assuntos da pasta, incluindo as ações de 2023 da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer e a escolha do novo coordenador da CIB.

Lana é referência em gestão de políticas públicas para a cultura em Mato Grosso devido ao seu excelente trabalho em Primavera do Leste, onde recentemente inaugurou o Teatro Municipal e o Centro Cultural Evangeline de Alcântara Takeauchi. O secretário vem exercendo um papel fundamental no fomento e efetivação de ações permanentes para o desenvolvimento econômico, social e cultural da cidade e região, impactando positivamente no mercado consumidor, na qualidade de vida e na potencialização das atividades culturais.

Com a sua nomeação como coordenador da CIB, Lana terá a responsabilidade de contribuir para a descentralização dos recursos e para que eles alcancem o maior número de municípios possíveis. "Representar os gestores de cultura de Mato Grosso é um desafio e pretendo contribuir na descentralização dos recursos e para que eles alcancem o maior número de municípios possíveis", pontua o secretário de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude de Primavera do Leste.

Lana também ressalta a importância dos profissionais da cultura, que contribuem fortemente para a movimentação econômica, gerando renda e impactando direta e indiretamente a vida de inúmeras pessoas que realizam um trabalho sério. "Temos uma participação de 2,5% no PIB Nacional, geramos renda, trabalho e melhoramos a qualidade de vida da população", concluiu.

Com a escolha do novo coordenador da CIB, espera-se que as políticas culturais em Mato Grosso sejam ainda mais fortalecidas e descentralizadas, beneficiando um número cada vez maior de cidadãos do estado.

Recentemente, como Secretário de Cultura, Lana inaugurou o Teatro Municipal de Primavera do Leste e o Centro Cultural Evangeline de Alcântara Takeauchi, que são considerados marcos das políticas culturais em todo o estado. Além dessas realizações, Lana possui um extenso currículo de ações para a democratização da cultura, incluindo a criação da Biblioteca Modelo, Biblioteca para crianças grandes e pequenas Carlos Drummond de Andrade, Bibliotecas Conteiners, Circuito do Rock, Por do Sol com MPB, Bailinho da Pista, Aulão de Ritmos, Escola Municipal de Dança, Escola Municipal de Teatro, Escola Municipal de Música, Sextou com Samba e Pagode, Festival de Culturas Urbanas, Festival Tema Cinema e Festival Manoel de Barros de Poesia, entre outras iniciativas.







Comentários

Publicidades:

VÍDEO
PREFEITURA DE PRIMAVERA DO LESTE

 

Instagram Micheli Michelon

Todos os direitos reservados Vitrinetop.com - Micheli Michelon (66) 99996-3101