BLOG 28/04

Patinação em Primavera do Leste: A paixão pelo esporte tem crescido e encantado cada vez mais moradores



A cidade é lar de três arenas de patinação, com uma quarta em fase de construção

Coordenadoria de Comunicação - 28/04/2023

Diego Eifler
Patinação em Primavera do Leste: A paixão pelo esporte tem crescido e encantado cada vez mais moradores
Em Primavera do Leste a paixão pela patinação tem crescido e encantado cada vez mais os moradores. A cidade mato-grossense localizada a 230 km de Cuiabá, que abraçou o esporte com entusiasmo, orgulha-se de possuir três arenas dedicadas à prática, com uma quarta em fase de construção.
 
Um dos entusiastas dessa modalidade é Cristiano Moraes, um primaverense de coração que patina há mais de 20 anos. Ele enfrentou um acidente de moto no passado que o impediu de continuar jogando futebol e se voltou ainda mais à patinação. Para ele, essa atividade é sinônimo de liberdade e tem sido uma forma de manter a saúde em dia. "Recomendo muito andar de patins, é muita sensação de liberdade, é incrível,” diz Moraes, um dos patinadores mais conhecidos de Primavera do Leste.
 
Cristiano percorre em média 50 km por semana, quase sempre à noite. Ele já chegou fazer 50 km em um dia. Seu estilo é o ‘urban’, que busca adrenalina nas ruas com segurança, incluindo o uso de todos os equipamentos necessários.
 
Outro exemplo de amor ao esporte é o patinador Paulo Sérgio Rosa Santana, conhecido como "Vovô". Hoje, aos 47 anos, ele conta que só pode adquirir seu primeiro par de patins aos 30 anos, mas desde então tem se dedicado à prática diária. “Para mim a patinação vai além do meu esporte favorito, é uma terapia”. É ele inclusive um dos responsáveis pela criação do grupo de patinadores PVA Rollers, que já ultrapassa a marca de 50 integrantes.

 
Saúde e bem-estar sobre rodas
 
A patinação é uma atividade física que atrai cada vez mais adeptos, e os motivos são muitos. Além de ser uma prática divertida e envolvente, traz uma série de benefícios para a saúde e o bem-estar de seus praticantes.
 
Considerada uma atividade aeróbica, a modalidade pode gerar uma queima de calorias que varia entre 400 e 600kcal em apenas uma hora de prática, excelente na perda e no controle do peso. Mas o principal benefício é o cardiovascular, pois ajuda muito no condicionamento cardiorrespiratório, de força e resistência.
 
O Secretário de Esportes, Luiz Freitas, destaca a importância da patinação para a população: "Descobrir uma forma de lazer que pode movimentar o corpo e trazer benefícios à saúde parece ser o desejo da maioria da população. Para muitos, esse objetivo é alcançado com os patins".
 
Para incentivar ainda mais a prática da patinação a novos praticantes, voluntariamente o patinador Wandrey Felipe da Silva Lotério, o outro responsável pelo grupo PVA Rollers, está com planos de oferecer aulas gratuitas para iniciantes aos fins de semana. “Tem muita gente com vontade de aprender, mas tem vergonha de iniciar, é um esporte como qualquer outro, extremamente eficaz para o corpo e ótimo meio de criar amizades”, revela.

 
Apoio incondicional da Gestão Municipal
 
São três pistas em Primavera do Leste, uma, no bairro Vertente das Águas, outra localizada no centro da cidade, na Praça das Bandeiras, ao lado da Avenida Cuiabá e a terceira na Praça da Juventude. A Praça Padre Onesto Costa também irá receber uma em breve.
 
O prefeito Leonardo Bortolin enfatiza a importância do investimento em esporte para a saúde e qualidade de vida da população de Primavera do Leste: "Estamos nos esforçando para dar as melhores condições a todos. Para esta modalidade, demos todo o apoio para a realização do Mega Encontro de Patinadores que ocorreu no ano passado e reuniu 100 atletas de toda a região".
 
O vice-prefeito Ademir Goes se mostra animado com o crescimento do interesse pela patinação na cidade: "A patinação pode transformar vidas e promover a saúde e bem-estar dos habitantes de Primavera do Leste. Nosso município se consolida como um importante polo para a prática do esporte e um exemplo de como ele pode ser uma força transformadora na vida das pessoas".







Fonte: https://primaveradoleste.mt.gov.br/noticias-8486

Comentários

Publicidades:

VÍDEO
PREFEITURA DE PRIMAVERA DO LESTE

 

Instagram Micheli Michelon

Todos os direitos reservados Vitrinetop.com - Micheli Michelon (66) 99996-3101