Coordenadoria de comunicação
A data limite para vacinação contra o vírus da gripe é dia 29 de maio. A Secretaria de Saúde informa que a adesão à vacinação no município tem sido baixa e convoca a população para ir até os postos de saúde e realizar a imunização portando apenas o documento de identificação e o cartão de vacinação.
Além disso, aqueles que não puderem comparecer nas unidades de saúde das 07h30 às 10h30 e das 13h às 16h30, têm a opção de se vacinar nos ESFs que operam em horários estendidos, como as unidades dos bairros Buritis e Parque Eldorado, que ficam abertas das 18h à meia noite.
Desde o dia 25 de março, as Estratégias de Saúde da Família (ESF) estão com os imunizantes disponíveis em todas as ESF’s da cidade. A coordenadora de imunização de Primavera do Leste, Danila Silva Martins, explica que estar vacinado é importante porque o imunizante previne formas mais graves da doença que podem levar a hospitalização, especialmente em pessoas mais vulneráveis como idosos e crianças.
Os dados mostram que a cobertura vacinal total dos grupos prioritários no município fica um pouco acima de 40%. Em idosos, a taxa de vacinação é de 42,95% e em crianças esse número é menor ainda, com apenas 38,58%, segundo dados do Painel da Campanha de Vacinação contra Influenza 2024, do Ministério da Saúde. Conforme orientação do órgão, a meta é vacinar pelo menos 90% de cada um dos grupos elegíveis/prioritários.
A pediatra Thais Dalla Nora lembra que as pessoas podem se vacinar mesmo que estejam com coriza, tosse ou resfriado, visto que esses sintomas não contraindicam a vacina. Apenas crianças que apresentem febre não são vacinadas momentaneamente.
Os profissionais de saúde reforçam ainda que a vacina não causa gripe, pois é feita de vírus inativado. Ela pode ser aplicada na mesma ocasião de outros imunizantes previstos no Calendário Nacional de Vacinação. O cronograma vacinal é estabelecido pelo Ministério da Saúde.
Publicidades: