Unidades escolares receberão 1 real por cada litro de óleo usado arrecadado
Dia 05 de junho foi instituído como o Dia Mundial do Meio Ambiente. E para celebrar a data, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) iniciou o Projeto “De olho no óleo” nas escolas de Primavera do Leste. A primeira escola contemplada foi a EMEF 13 de maio, mas a previsão é de que todas as instituições de ensino públicas e privadas participem da ação.
Os estudantes levam o óleo de cozinha usado de casa e entregam na escola. O óleo é recolhido pela empresa responsável, que pagará 1 real a cada litro de óleo recebido. O dinheiro é depositado nas contas bancárias das unidades de ensino e poderá ser investido em melhorias para toda a comunidade escolar.
O gerente administrativo da empresa DTF, que fará o recolhimento do material, explica de que forma esse óleo recolhido nas escolas será reutilizado. “O óleo passará por um processo de refiltragem e reprocessamento, quando necessário, até que esteja 100% puro e em condições de utilização por empresas de asfalto ou ser transformado em biodiesel pelas usinas”, comenta Josimar Alves.
Ao invés de realizar o descarte do produto nas pias, como é costume em muitos lares, agora ele receberá uma utilização benéfica “um óleo que iria para mananciais, recursos hídricos, terá a destinação correta. Um benefício para o meio ambiente e que também contempla o aspecto social com a inserção das escolas no programa”, comenta o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Higor Nascimento.
“As crianças vão participar ativamente desse projeto, que é importante para nós e para as futuras gerações também. Estamos felizes e dispostas a contribuir com ele” destaca Cristiane Vieira, diretora da EMEF 13 de Maio.
O estudante Luiz Fernando Ortiz ressalta o que aprendeu sobre a palestra de inauguração e como a ação será benéfica. “Acho que vai ser bom porque não vai prejudicar lagos e solos. Quando o óleo é colocado na água, fica mais difícil e mais caro para tratar”, conclui.
A Prefeitura Municipal realiza ainda, através da SAMA, outras atividades em alusão à Semana do Meio Ambiente junto com instituições parceiras. As ações incluem Pit stop da Coleta Seletiva, limpeza da cabeceira do Boa Esperança e o Dia de conscientização ambiental.
Publicidades: