Nessa terça-feira (20) ela aconteceu na Avenida Belo Horizonte e mais uma vez contou com a presença de um grande número de frequentadores
Realizada semanalmente pela Associação dos Feirantes da Lua (Aferlua) com o apoio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Sama), a Feira da Lua tem percorrido os bairros da cidade e gerado uma conexão entre os pequenos produtores rurais, feirantes e a comunidade primaverense, além de gerar renda e ajudar a impulsionar economia local. Nessa terça-feira (20) ela aconteceu na Avenida Belo Horizonte e mais uma vez contou com a presença de um grande número de frequentadores.
Para o secretário Evaldo Takizawa, titular da Sama, a grande importância da Feira reside na conexão que promove gerando a interação entre os produtores e comunidade primaverense. “O papel da Feira da Lua é conectar a sociedade de Primavera. É um momento de ligação da agricultura familiar e outras atividades ligadas à culinária, ao artesanato, de mostrar que a agricultura não é só a produção de alimentos, mas uma forma de conexão entre as pessoas. É a oportunidade da comunidade urbana conhecer um pouco mais, até para dialogar com alguns agricultores, com artistas do artesanato, da culinária. E também é uma forma de ajudar a criar uma identidade de Primavera”, declarou.
Ele ressalta que além de gerar renda para as famílias de feirantes e proporcionar que a população possa adquirir produtos diretamente do produtor, a Feira gera a interação entre a população urbana e rural do município, graças ao seu caráter itinerante, já que em cada semana está em um ponto diferente da cidade. “E também é um ponto onde as famílias podem levar suas crianças, onde os órgãos públicos e outras instituições podem levar os seus serviços, se comunicar com a população. É um espaço aberto de diálogo de toda a comunidade”, completou Evaldo Takizawa.
Um exemplo da importância da Feira da Lua para o sustento das famílias e para o fomento da economia primaverense é o da pequena produtora e feirante Cláudia Rodrigues, que possui um pequeno sítio próximo da cidade e e feirante a mais de 20 anos. “Eu sou uma das primeiras da Feira da Lua e todos os ´meus legumes é produção própria. Os temperos e as pimentas em conserva também sou eu quem faz e eu vivo das feiras. Todo o dinheiro da minha família vem das feiras e nós vivemos bem, graças à Deus. Eu adoro a Feira da Lua e ela me ajuda bastante, faço amizades e é daqui que tiro minha renda”, contou.
Ela conta que nesse período tem se sustentado e a sua família com a renda das feiras e recentemente trocou a motocicleta que usava para levar a sua produção para as feiras por um carro zero quilômetro. “E agora estou construindo a minha casa, já furei um poço artesiano. Tudo com o dinheiro das feiras, que dão um bom dinheiro se você souber trabalhar. O segredo é você não querer ganhar muito de uma vez, mas aos poucos, e ir cativando os clientes. Já abri o meu CNPJ e agora quero montar uma fábrica de temperos”, completou a feirante.
Outro exemplo é a feirante Izabel Batista da Silva, que também é pequena produtora rural e conta que sua família possui uma chácara há mais de 20 anos próximo da BR-070, na saída para Barra do Garças, e que vende a sua produção nas feiras da cidade, de onde tira a sua renda. “Nós produzimos o ano inteiro a nossa família vive dessa produção. A Feira da Lua, assim como as outras, é importante para nós porque vivemos das feiras, é a partir dela que nos mantemos. E a minha família gosta muito de viver na chácara e desde quando começou a Feira da Lua nós estamos nela com duas bancas e pretendemos continuar”, afirmou.
Recém chegada na cidade, Vanda da Silva Rocha, moradora do bairro Cristo Rei, conta que foi com sua família e que gostou muito do encontrou na Feira da Lua. “É a primeira vez que venho, mas já tinha ouvido falar muito da Feira. E estou gostando, tem tantas coisas, variedades, verduras fresquinhas. Eu quero levar verduras e castanhas, talvez um bolo. De tudo um pouquinho. Eu acho muito bacana esse incentivo ao comerciante e muito bom para quem não tem tempo de ir até um mercado ou outro lugar. Aqui tem produtos da região e é importante para as pessoas conhecerem também o que é produzido por aqui”, testemunhou.
Fonte: https://www.primaveradoleste.mt.gov.br/Imprensa/Noticias/Feira-da-lua-gera-conexoes-e-movimenta-economia-gerando-renda
Publicidades: