O dançarino de breaking Francisco Aluylton, também conhecido como Zay, tem se destacado em competições de break no estado e até pelo país afora. Uma prova disso foi a sua participação no Red Bull BC One Brasil 2025, competição nacional que aconteceu recentemente em Brasília e reuniu os melhores dançarinos do país, em que ficou entre os melhores do país.
Nascido em Fortaleza (CE), Francisco Aluylton chegou em Primavera do Leste em 2019 acompanhando a sua família e conta que aqui foi trabalhar inicialmente como operador de máquinas pesadas na agricultura antes de começar a se dedicar ao breaking. “Eu na verdade nasci no meio do breaking, só que antes eu não treinava. Eu acompanhava só para ver meus primos e amigos. Foi numa competição aqui em Primavera em 2023, organizada pela Secretaria de Cultura, que era o Culturas Urbanas, que eu competi pela primeira vez, mesmo sem saber dançar. E foi a partir daí que comecei a treinar e ganhar competições”, conta.
Ele conta que a Secretaria de Cultura do município sempre foi a grande responsável por ter se iniciado na dança do breaking e depois disso já participou de inúmeras competições, inclusive em nível mundial, sendo que a última foi a etapa eliminatória da Red Bull BC One Brasil, que escolhe os melhores de cada país para uma disputa mundial. “Tinha gente do Brasil inteiro disputando uma vaga para o Mundial. E entre 315 competidores eu fiquei na 20ª posição, sendo que era o único competidor de Mato Grosso e fui o primeiro artista de Primavera a participar dessa competição. E como foi minha primeira vez nessa competição, eu encarei tudo como um aprendizado e no ano que vem vou para competir realmente”, afirmou.
Francisco Aluylton atualmente é funcionário da Secult como representante da cultura Hip Hop e conta que hoje vive da sua arte e que leva uma vida de atleta, treinando todos os dias por pelo menos cinco horas. “Se a pessoa não se dedicar, não treinar pesado, não consegue competir em alto nível. Principalmente agora que o breaking virou um esporte olímpico. E tem que estudar muito também, conhecer a cultura Hip Hop e ficar por dentro das últimas tendências”, completou.
Sobre Primavera do Leste, Zay, como é conhecido na cena Hip Hop conta que a cidade oferece um apoio precioso para a juventude que se interessa por essa cultura e hoje desponta como uma das suas referências nacionais. “É incrível o apoio que temos aqui. Recentemente viajei com o secretário Leopoldino André à procura de referências e experiências inovadoras para trazermos para cá e descobrimos que muitos dos municípios que tínhamos como referência na verdade têm Primavera como referência. Aqui temos o ensino da cultura Hip Hop dentro das escolas e isso é muito bom. Quando oportunizamos esse espaço para a juventude, principalmente a periférica, estamos ocupando seu tempo com algo saudável e com certeza estamos afastando muitos das garras do crime e salvando vidas”, concluiu.
fonte: https://www.primaveradoleste.mt.gov.br/Imprensa/Noticias/Artista-do-breaking-primaverense-e-destaque-em-competicao-nacional-da-modalidade-10674/